
MORADORES DE ITAOCARA RECLAMAM COM FALTA DE COLETA DE LIXO
Os moradores de Itaocara, estão preocupados com a falta de coleta de lixo doméstico na cidade. Com cerca de 23 mil habitantes, a ausência deste serviço básico tem gerado diversas consequências para a população.
Além do incômodo visual causado pelos lixos espalhados pelas ruas, a falta de coleta pode gerar graves problemas de saúde pública. A acumulação de lixo orgânico pode atrair insetos e roedores, que são transmissores de doenças como leptospirose, dengue e febre amarela.
Outro problema que tem sido observado na cidade é a proliferação de urubus, que se alimentam do lixo acumulado nas ruas. Estes animais podem ser portadores de doenças e representam um risco para a saúde da população.
Diante desta situação, os moradores têm buscado alternativas para lidar com o acúmulo de lixo em suas casas. Alguns têm optado por queimar o lixo, outros fazem o transporte nos seus próprios veículos para o descarte, tem se notado acúmulos em muitos terrenos vazios na cidade de forma irregular e está gerando muita poluição visual e do do ar com queima, e assim já se agravando problemas de saúde respiratória de alguns moradores.
A prefeitura de Itaocara ainda não se manifestou sobre a falta de coleta de lixo na cidade. Enquanto isso a Câmara Municipal tem se reunido para debater este assunto, devido a empresa responsável pela limpeza pública urbana ter um contrato com a prefeitura no valor de R$311 Mil mensais. A população segue preocupada com os impactos negativos desta situação para a saúde e qualidade de vida dos moradores.