
INICIARAM AS ARTICULAÇÕES VISANDO ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2024
Os bastidores políticos já se movimentam nos municípios da nossa região com vistas às eleições municipais de 2024. Embora falte ainda um ano para o próximo pleito, os atores políticos começaram a aparecer e traçar suas estratégias visando conquistar cargos eletivos nas diversas cidades do Brasil.
As conversas entre os líderes partidários têm abarcado diferentes temas, como programas de governo, necessidades específicas dos municípios e escolha dos nomes que encabeçarão as chapas majoritárias – prefeito(a) e vice-prefeito(a). Além disso, também são discutidas possíveis coligações proporcionais visando aumentar a composição legislativa.
Dentro desse contexto pré-eleitoral, já é comum notar visitas às bases eleitorais, reuniões setoriais e debates sobre temas relevantes para cada cidade. Os líderes buscam dialogar diretamente com a população local para conhecer seus anseios, demandas prioritárias e construir propostas coerentes com tais realidades.
Importantes figuras públicas têm sido sondadas tanto pelos partidos quanto pelos próprios eleitores para se lançarem como candidatos(as) ou apoiarem determinadas causas. Esse movimento evidencia a importância dos nomes conhecidos e com trajetórias consolidadas na política local.
No município de Cordeiro, os movimentos já iniciaram. O prefeito Leonan Melhorance já deixou claro que disputará a reeleição com o mesmo vice-prefeito Elvis Mutti e poderá ter pela frente adversários como o empresário Rodrigo Romito e o ex-prefeito Luciano Batatinha.
Em Cantagalo, os correligionários a favor do ex-vereador Hugo Guimarães foram pegos de surpresa, quando ele em rede social disse que desistiu de ser candidato a prefeito, ele é sobrinho do ex-prefeito Geraldinho Guimarães. Outros bons nomes começam a aparecer, como Paulo Vinícius, ex-vereadora Manuela Teixeira, Detinho Guimarães, Juninho Don Belo e Ciro Fernandes, deverão ser boas opções para os eleitores cantagalenses.
Macuco, as articulações estão em conversas pois a prefeita Michelle Bianchini está realizando um bom governo, é sobrinha do ex-prefeito Rogério Bianchini, já declararam que também serão candidatos ao executivo, os vereadores Marcelo Mansur e Tico Tico. Já Guilherme Bittencourt, filho do saudoso ex-prefeito Maurício Bittencourt tem circulado pela cidade dizendo pré-candidato ao executivo.
O município de Trajano de Moraes tem um diferencial que se escolhem ou aparecem os pré-candidatos bem próximo a eleição. Hoje fala-se que o candidato apontado pelo atual prefeito Rodrigo Viana levará vantagem pelo seu jeito de atuação política. Corre a “boca pequena” que o vice-prefeito Mathias Mendes quer o apoio do executivo. Já o ex-prefeito Carlinhos Gomes deixou sua marca positiva quando prefeito duas vezes no município e é o querido pelo funcionalismo. Ainda tem os nomes do empresário Rildo Neves e o vereador Romualdo Wenderosck, como pré-candidatos.
Já em Duas Barras, depois que o pré-candidato professor Bebeto apresentou seu futuro pré- vice-prefeito Quincas, a oposição está se articulando com o discurso que Duas Barras quer mudança e alguns vereadores se articulam em volta do nome do advogado e vereador Diego Ornellas.
Sem novidade política, a cidade de Santa Maria Madalena apresenta o seguinte cenário: o prefeito Nilson Perdomo governa com tranquilidade e poderá ter pela frente os seguintes pré-candidatos: Clementino da Conceição e o Dudu Pontes.
Em Itaocara, o atual prefeito Geyves Maya não está bem politicamente e abriu a política local para aparição de pré-candidatos e nomes de ex-prefeitos como Manoel Faria e Alcione aparecem fortes, e também pelo bom trabalho de fiscalização realizado pelo vereador Maycon Omessias, tem chamado a atenção dos moradores. Ainda circulam nomes como Dr, Binha e o atual vice-prefeito Heriberto, como possíveis pré-candidatos em Itaocara.
Em São Sebastião do Alto, o nome do ex-prefeito Tavinho Rodrigues aparece bem falado nas ruas do centro da cidade e interior, mas poderá ter fortes pré-candidatos como o vereador Alédio Rezende que recentemente era aliado e hoje é oposição e também do advogado Dr. Carriço, que também tem bastante força política no município altense.
Apesar de ainda faltarem alguns meses para as eleições municipais, o início das articulações é fundamental para garantir uma campanha sólida e bem estruturada. A antecipação permite aos envolvidos tempo suficiente para construir alianças, elaborar programas de governo consistentes, realizar pesquisas de opinião e estabelecer um diálogo efetivo com os eleitores.