
Empresa STATKRAFT realiza Workshop com Defesas Civis Municipais
Apontada como uma das empresas líderes do cenário internacional das hidrelétricas e reconhecida como a maior geradora de energia renovável da Europa, a Statkraft atua em diversas frentes no Brasil. Mostrando-se integrada às regras que regem o sistema, a instituição trabalha constantemente para fortalecer as parcerias com os municípios onde tem atuação, como aconteceu recentemente em Bom Jardim.
Com apoio das gestões circunvizinhas, a entidade promoveu, nos dias 2 e 3 de outubro, o I Workshop STATKRAFT e Defesas Civis Municipais e Estadual, num evento visando fortalecer a capacidade de resposta em possíveis situações de emergência envolvendo as barragens administradas pela empresa. A iniciativa busca integrar as entidades e compartilhar conhecimentos entre os órgãos de proteção e defesa civil com a missão de aprimorar a segurança das comunidades nas áreas de impacto dessas barragens.
O evento responde ao cumprimento de legislações federais, incluindo as leis 12.334, de 2010, e 12.608, de 2012, além da Resolução Normativa ANEEL 1.064, de maio de 2023, que estabelecem diretrizes e normas para a segurança de barragens no país. O principal foco são os Sistemas de Proteção e Defesa Civil dos municípios da região da PCH Santa Rosa II, que incluem Bom Jardim, Cordeiro, Macuco e Trajano de Moraes. A participação ativa das cidades visa fortalecer laços, promover trocas mútuas de conhecimento técnico e aprimorar a preparação de resposta em situações de emergência.
No segundo dia do evento, uma visitação à PCH Santa Rosa II foi programada, incluindo um teste das sirenes de alerta para melhor compreensão dos participantes, entre os quais estiveram a REDEC 8 e as Defesas Civis de Bom Jardim, Cantagalo, Macuco, Trajano de Moraes e CEAMA (Coordenação Especial de Ações de Meio Ambiente).
“Esse aprendizado é indispensável, porque todos nós nos engajamos na busca por medidas de segurança e respostas eficazes em caso de necessidade. Este workshop representa um importante passo na promoção da segurança das barragens e na proteção das comunidades em áreas de influência”, definiu Paulo Sérgio Machado, coordenador de Defesa Civil de Macuco.
Texto: Ricardo Vieira
Fotos: Divulgação