
CEMADEN E INSTITUTO FRIBURGO SOLIDÁRIO REALIZARAM WORKSHOP
Na semana passada no dia 06/12, ocorreu na Cidade de Nova Friburgo, o Workshop do Projeto Cope, organizado em conjunto com o Instituto Friburgo Solidário e o CEMADEN(Centro Nacional de Monitoramento e alertas de Desastres Naturais), órgão esse ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, que emite informes na Imprensa sobre previsões sempre que o tema catástrofes esta envolvida. Esse Projeto conta com apoio da FAPESP(Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo), a Universidade Inglesa de Glasgow, FGV(Fundação Getulio Vargas).
Estiveram presentes como membros palestrantes e contribuintes de propostas de ações entidades governamentais como Procuradoria de Justiça do Estado, Ministério Publico de Nova Friburgo, Secretaria Municipal de Ação Social, Defesa Civil Municipal de Nova Friburgo, Defesa Civil Estadual, Entidades não governamentais assim como membros da Comunidade.
É bom lembrar que essa já é a segunda reunião no Município desse Projeto, tem como objetivo principal a redução dos danos provocados pelos cotidianos desastres, através, de pesquisas, que usa como plano piloto os municípios da Bacia Hidrográfica do Rio do Paraíba do Sul. Nova Friburgo é a única Cidade do Estado contemplada nessa etapa. Na verdade essa participação dos técnicos e pesquisadores do CEMADEN não se limitaram ao Workshop, sendo só o início da atividade, que logo depois nos próximos três dias passaram a fazer pesquisas de campo analisando diversos fatores na Cidade, inclusive com visita as comunidades vulneráveis. Tendo os mesmos indo embora na Terça-Feira, após cumpridos as tarefas, para outro município do Projeto que é Cataguases, em Minas Gerais. Todo esse esforço e trabalho é articulado e gerido pelo Sociólogo Victor Machezine, Professor do Curso de Pôs-Graduação do Cemaden. O esperado é que todos esses esforços tragam resultados práticos na politica de prevenção de desastres, e que diminuam tanto as perdas materiais, quanto humanas, a qual tem se assistidos, e que se crie uma nova cultura nas gestões públicas.