
CARNAVAL É DESTAQUE REGIONAL E EM MADALENA FOI REGISTRADO MAIOR NÚMERO DE VISITANTES
O carnaval do Rio de Janeiro é um dos maiores espetáculos do mundo, movimentando milhões de foliões e impulsionando a economia. O interior do Estado se destaca com festas tradicionais, blocos de rua e eventos culturais que aquecem o turismo e o comércio local. Em 2025, a festa de Momo vai gerar R$ 6,5 bilhões em receitas em todo o estado. O evento impacta diretamente setores como hotelaria, que já chegou aos 85% de média no interior com municípios acima dos 90%. Miguel Pereira apresenta a maior média de ocupação, com 93,80%, seguido por Arraial do Cabo (93,70%), Cabo Frio (92,20%) e Angra dos Reis (90,50%).
Para o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, em 2025, a expectativa é de um crescimento ainda maior no número de visitantes em cidades do interior. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio destacam alguns icônicos carnavais de cidades das regiões turísticas, que atraem milhares de turistas anualmente e movimentam setores como transporte e alimentação, além de gerar milhares de empregos temporários.
O carnaval do Rio de Janeiro é um dos maiores motores da nossa economia e está cada vez mais forte no interior do estado. De Paraty a Niterói, de Araruama a Santa Maria Madalena, e os refúgios do Vale do Café, estamos vendo um crescimento significativo no turismo, na geração de empregos e na movimentação do comércio local. A festa traz impacto direto para milhares de trabalhadores e empresários, consolidando o Rio como um destino completo para todos os perfis de foliões. Em 2025, com recordes de público e investimentos históricos, o carnaval fluminense promete ser um dos mais vibrantes da nossa história – ressalta o secretário Gustavo Tutuca.
SANTA MARIA MADALENA É DESTAQUE EM RECEBER TURISTA
Santa Maria Madalena aposta em um carnaval seguro e familiar, atraindo turistas para a região turística Caminhos da Serra. A cidade, conhecida por seu charme e tranquilidade, vê seu comércio crescer até 40% durante o período carnavalesco, com pousadas e restaurantes operando em capacidade máxima.
Desfiles das Escolas de Samba em Nova Friburgo e Niterói
Em Nova Friburgo, o desfile das escolas de samba atrai milhares de espectadores e impulsiona a ocupação hoteleira, que ultrapassa 90% durante o carnaval. Já em Niterói, os desfiles e blocos de rua injetam aproximadamente R$ 200 milhões na economia, consolidando a cidade como um dos principais polos carnavalescos fora da capital.
Cordeiro resgatou blocos e agremiações antigas no Carnaval 2025
O Carnaval de Cordeiro 2025 trouxe uma revitalização das tradições carnavalescas da cidade, destacando-se pelo resgate de blocos e agremiações antigas que marcaram época. Em um evento pensado para agradar a todos os públicos, a festa ofereceu uma programação diversificada que incluiu matinê para as crianças, apresentações de escolas de samba e blocos tradicionais, além de shows musicais no final de cada noite.